Por que ainda necessito ter um site se já tenho uma fanpage no facebook e estou trazendo clientes por lá?
Fanpage Facebook (Vantagens)
- Fácil de gerenciar e gratuito
- Não precisa ter um domínio
- Não precisa ter a preocupação do site sair do ar
- O poder de segmentação do Facebook é enorme
- Alcance gigante
- Liberdade para atualizar imagens e conteúdos dos meus produtos
- Não preciso pagar nem treinar meus funcionários para ter uma fanpage
Fanpage Facebook (Desvantagens)
- Você não tem controle sobre o conteúdo, a propriedade (plataforma) é toda do Facebook. Se desrespeitar uma regra da Companhia, a página pode ser banida.
- Sempre deverá respeitar as políticas do Facebook (postar imagens, campanhas, etc)
- Não é possível anunciar no Google Adwords somente com a Fanpage. Precisa ter uma URL própria. O Google privilegia a experiência de navegação de um usuário em um site.
- Não há controle sobre o layout. Precisa seguir as regras do Facebook.
- O Google não indexa tudo que existe em uma Fanpage.
- O Facebook entende que se o usuário quer ganhar dinheiro ele também quer ter participação.
- A Fanpage precisa de investimentos para ganhar muitos usuários.
Site Institucional (Vantagens)
- Você faz o que quiser no seu site (ferramentas, layout, etc)
- Não depende de uma plataforma pertencente a outra pessoa
- Você consegue formar um banco de dados com e-mails e te pertence
- O poder de indexação é muito maior
- É muito mais fácil anunciar no Adwords tendo uma URL própria.
Site Institucional (Desvantagens)
- Site sai mais caro
- Precisa gerar tráfego
- Precisa de uma gerador de conteúdo fácil
- Necessário estratégias de SEO e produção de conteúdo para gerar tráfego
O ideal é você ter os dois. Mas se precisar escolher, pense no mínimo viável.